Wednesday, July 17, 2013

O Sobrenatural na pré-História do Japão II


A partir do final do século IV o número e o tamanho dos kofun começa a crescer drasticamente. O maior deles, o Daisenryô Kofun (大仙陵古墳), túmulo do 16º imperador do Japão, o Imperador Nintoku, localiza-se na atual cidade de Sakai (província de Osaka), tem 486m de comprimento, 305m de largura, uma altura de 35m e é apenas um dos 47 kofun da cidade, identificados coletivamente sob o nome de Mozu Kofungun (百舌鳥古墳群)
Existem kofun de vários formatos. O mais comum, em forma de fechadura, conhecido em japonês como zempô-kôen-fun (前方後円墳), é também o formato do túmulo do Imperador Nintoku. Outros kofun possuem o formato de um círculo  empun (円墳) , o de dois retângulos zempô-kôhô-fun (前方後方墳) ou o de um quadrado hôfun (方墳). O formato só é perceptível do alto, como se construídos para serem vistos pelos deuses do firmamento.
A forma de fechadura do Daisenryô Kofun pode ser observada em imagem do satélite do Google.
Percebe-se assim que, ainda que não tenhamos documentos escritos nos períodos anteriores a Nara, é possível, através do estudo conjunto da Arqueologia e de documentos escritos arcaicos, reconstituir ou pelo menos tentar entrever a relação entre os habitantes do arquipélago japonês pré-escrita com o sobrenatural.

No comments:

Post a Comment

Please, write your comments down here. In order to avoid spam and hacking, comments demand the use of an OpenID or another kind of identification (like Google address or Wordpress name account). Hope that's not too annoying... (>_<)